O POWER BI É PARA VOCÊ
Ter visão 360º de sua empresa já é possível com
o Microsoft Power BI.
O Relatório Multivariado (também conhecido como Múltiplos Pequenos) usa uma série de elementos visuais com a mesma medida e mesma escala, mas mostra várias partições dos dados. O benefício é que você pode permitir que seus consumidores de relatórios comparem facilmente a mesma medida entre dimensões e todos em uma única visualização!
Para entender melhor o valor do relatório multivariado, vamos analisar o seguinte relatório: Receita da empresa por estado
Aqui eu tenho um visual que não é com o modo multivariado OFF:
Você notará que, à medida que seleciona várias visões dos dados (por exemplo, ano 2014 e núcleo da divisão, ano 2013 e núcleo da divisão, ano 2014 e crescimento da divisão, ano 2013 e crescimento da divisão etc.), fica muito difícil comparar mais de duas exibições do conjunto de dados de cada vez.
Agora vamos comparar essa experiência com o modo multivariável ativado.
Primeiro selecione "Show Year" para ver comparações visuais de vários anos:
Agora podemos comparar facilmente por vários anos ou intervalos de anos. O que é uma visão rápida aqui? Olhe para o Texas você pode facilmente ver a partir de 2013-2014 teve receita de ~ $ 10M e 2014 ~ $ 5M, e 2013 não foi tão bom (Verde = $ 20M, Amarelo = $ 10M, Vermelho = $ 0M)
Vamos selecionar "Show Division" para adicionar outra dimensão para comparar.
Agora podemos comparar o ano de 2013-2014, ano de 2013, ano de 2014 em toda a divisão principal, crescimento e menor. Por exemplo, podemos ver rapidamente que o Illinois teve sua maior receita no ano de 2014 na divisão principal em comparação com o ano de 2013 e as outras divisões: divisão secundária e crescimento.
Conforme demonstrado aqui, a criação de experiência de relatórios multivariada para seus usuários permite que eles façam comparações rapidamente com várias visualizações dos dados.
Como faço isso no Power BI?
No Power BI, uma maneira de conseguir isso é usando marcadores e filtros de nível visual. Embora existam alternativas, como o uso de Customs Visuals, vamos nos concentrar no método Bookmarks.
# 1 Construa seu visual inicial sem filtros.
Em nosso exemplo, estamos usando um mapa visual e percebemos que não há filtros de nível “visual aplicados” adicionados aqui:
Para obter a formatação condicional no mapa, vá para o painel de formatação e selecione “Cores de dados” e selecione “Controles avançados”.
Aqui você vê que usamos Vermelho para representar 0, Amarelo para representar 10M e Verde para representar 20M. É muito importante que você configure essa formatação condicional antecipadamente, porque mais tarde, quando você começar a copiar e colar elementos visuais, será difícil definir a formatação posteriormente para cada gráfico individual. Lembre-se, para o seu usuário final fazer comparações corretas, todo visual precisa ser escalado ou formatado usando a mesma lógica. Portanto, você não pode confiar no escalonamento automático nem na formatação relativa, pois isso pode levar a insights incorretos.
# 2 Construa seus recursos visuais filtrados
Em seu visual inicial, adicione um filtro para uma ou duas dimensões que você deseja filtrar e comparar, mas NÃO filtre o visual inicial. Para o meu exemplo, adicionei o cartão de filtro no ano e na divisão, mas não selecionei um valor. Depois de fazer isso, copie esse visual inicial e, em uma nova página, cole-o na nova página para quantas exibições desejar comparar. Por exemplo, para o ano da dimensão, eu quis comparar o seguinte: Ano 2013-2014, Ano 2014 e Ano 2013. Então, colei o visual 3 vezes na nova página, filtrando-as adequadamente e adicionando rótulos.
Além disso, queria comparar essas visualizações acima em Divisão: Núcleo, Crescimento e Menor. Em uma nova página eu copiei o visual Year range 2013-2014 e colei-o 3 vezes na primeira linha, depois copiei o ano 2014 e colei-o 3 vezes na segunda linha, e finalmente copiei o ano de 2013 e colei-o 3 vezes na terceira linha. Depois, eu filtrava todos os elementos visuais na primeira coluna por Núcleo de Divisão, todos os elementos visuais na segunda coluna por Divisão de Crescimento, e todos os elementos visuais na terceira coluna por Divisão Menor. Por fim, rotulei colunas para que fique claro para meus usuários finais.
# 3 Configure marcadores e crie uma experiência amigável para o usuário final
Estamos no último passo; vamos amarrar todas as peças. Para cada página do seu relatório, insira e adicione um marcador ao qual você pode vincular. Isso é super fácil de fazer! Basta abrir o painel de favoritos e selecionar "Adicionar" para cada página ou exibição de seu relatório.
Agora que os marcadores foram criados, criamos uma experiência amigável ao usuário adicionando botões vinculáveis à tela. Para isso, comece adicionando um rótulo para o botão como uma caixa de texto. Em seguida, adicione uma forma transparente com uma borda no topo do texto. Por fim, na guia de ação, defina a ação para marcar e selecionar em qual marcador você deseja que o botão vá. No meu exemplo, estou usando esse método para "Mostrar" vs. "Ocultar" para que meus usuários finais controlem o que desejam ver nas comparações:
E aí está você! Só é preciso copiar e colar, filtrar o nível visual e os favoritos, e você criou um relatório multivariado! Espero que você tenha achado este tutorial útil e ajude a criar seu próprio relatório multivariado para seus usuários finais.
Quer aplicar o Power BI em seu negócio e não sabe por onde começar? Entre em contato com o Dr. BI: atendimento@drbi.com.br ou entre em nosso site para nos conhecer.
Se você tiver Microsoft 365 Apps para Grandes Empresas (dispositivo) ou Microsoft 365 Apps for Education (dispositivo), poderá atribuir licenças ...
Confira todo o nosso conteúdo para pequenas empresas em Ajuda para pequenas empresas & aprendizado.
Confira a ajuda para pequenas ...
A Microsoft lançou as seguintes atualizações de segurança e não segurança para o Office em dezembro de 2023. Essas atualizações ...